terça-feira, 25 de outubro de 2011

1ª Visita ao Acervo de Plantas da Prefeitura

Pela primeira vez postando no blog... isso me lembra meu antigo blog de adolescente, com a diferença de que, acredito, agora estou escrevendo algo de produtivo!

Enfim, queria relatar a minha visita, juntamente com a Eduarda, ao arquivo de plantas da Prefeitura. Em verdade, não foi a primeira visita, pois estive lá anteriormente para acertar a pesquisa.
Nossa primeira pesquisa, então, no arquivo de plantas foi bem produtivo.
O Sr. Homero, que trabalha ali, foi super prestativo e pesquisou as pastas para nós.
Nos detivemos hoje na Rua Riachuelo, por ser a primeira das ruas cadastradas pelo projeto. Alguns prédios não foram encontrados no sistema, mas é possível que sejam encontrados em outros cadastros. O Sr. Homero baixou cerca da metade das pastas encontradas da Riachuelo, mas não conseguimos fotografar mais do que a metade destas. Ou seja, ainda faltam 3/4 da Rua para fazermos o registro.

As fotografias foram tiradas com a câmera do Projeto. Sim, estreamos a câmera!

Apesar de termos passado alguns perrengues por causa do cartão de memória inexistente e, posteriormente, pelo tamanho imenso das plantas, impossíveis de serem enquadradas, conseguimos cumprir nossa tarefa do dia. Quer dizer então: nada é tão impossível que algumas tentativas não tornem a coisa viável. Posso concluir por fim que pegamos o jeito do negócio.

Sobre as informações contidas nas pastas, bem, estas podem ser enquadradas temporalmente pela década de 1960, 1970, com variações para mais e para menos. A data mais antiga que achamos remonta à 1935. O mais interessante de tudo, para mim (a Eduarda deve ter tido uma sensação diferente), foi encontrar o nome de uma pessoa conhecida, que esbarramos ao longo das pesquisas de campo: provavelmente o pai de um Sr., dono de um dos imóveis cadastrados no projeto, com o qual conversamos em novembro do ano passado. Isto só me fez acreditar no potencial que existe com relação a estes documentos para o cruzamento de dados e compreender da história particular de cada edificação. Apesar de estarem temporalmente distantes de nosso foco neste projeto, uma pista leva a outra.

Agora me despeço, já deixando comunicado que amanhã, às 9h, eu e a Eduarda estaremos lá na Prefeitura, no Quartel General, novamente para dar continuidade às pesquisas.

Maritza

PS.: Quero avisar/lembrar aos de pouco memória que a Prefeitura é um órgão público. Sendo assim, querendo saber um pouco mais a respeito da história de sua própria casa ou outra de interesse, é possível entrar em contato com este setor e fazer uma busca!!!