sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Revisão de acervo fotográfico

Olá Pessoal

Como combinamos, vou colocar aqui algo sobre nossa visita a biblioteca riograndense.

Hoje pela manhã, eu, a Beatriz F. e a Eduarda nos encontramos na Biblioteca para continuar revisando as fotografias que compõem o acervo, para assim selecionar o que ser de interesse do projeto.
A metodologia de consulta é bastante complicada, hehe.
Nas primeiras visitas, percebemos que o acervo é composto por envelopes, que contém determinada quantidade de fotografias, com uma característica em comum, que denomina a pasta. Por exemplo, estamos vendo os envelopes refente a "Ruas",  que contem diversas fotos. Elas não estão organizadas por ruas mesmo, apenas aglutinadas. Em duas visitas anteriores concluímos uma pasta. Como foi dito em reunião, nós demoramos a "achar" a metodologia certa.

Hoje creio que foi tudo bem, conseguimos manter um ritmo, nossa meta era fazer o envelope inteiro, pois a cada consulta de envelope é cobrado R$2,00.
A propósito, a partir de 1 de outubro é obrigatório o uso de luvas descartáveis para análise do material da Biblioteca, por isto já fica a dica aos que estão indo. Lá é cobrado R$1,00 o par.
No acervo visto hoje, diferentemente da pasta anterior, apareceram fotos da Av. Rheingantz e Benjamin Constant com bastante frequencia. É abundante as fotos da Marechal Floriano e Riachuelo. Ruas que pouco temos em nosso acervo também apareceram, como a República do Líbano e Visconde de Paranaguá.
Muitos casarões que não temos identificação e casebres (cuja legenda é vileta) também foram encontrados.
Haviam muitas fotos que nosso acervo já possui, mas sem legenda. Desta forma, conseguimos copiar toda a legenda referente a tais fotos, complementando muito mais a informação.
Selecionamos diversas fotos a serem "candidatas" a digitalização, principalmente em virtude destas ruas que tem pouca incidência no acervo e da abundância da Marechal e Riachuelo.
É também devido ao surgimento de fotos de ruas que não costumamos visualizar nas fotos que estamos cogitando a possibilidade de fazer uma pequena visita a tais ruas, de forma a nos familiarizarmos com elas.

Ficou pré-agendado então nossa próxima visita na quinta dia 13, as 9h.

Abraços,
Ágatha  Ludwig.